5G: Anatel abre consulta pública técnica

16 de julho, 2021
Para estruturar as definições técnicas do 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu duas consultas públicas até dia 24 de julho.
Segundo a Agência, a primeira Consulta Pública 29/2021, estabelecerá os parâmetros e requisitos técnicos para o compartilhamento do espectro entre estações terrestres (que não se comunicam com satélites e operam na faixa de 3.300 MHz a 3.700 MHz) e terrenas (que se comunicam com satélites e operam na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz).
Já a segunda Consulta Pública (30/2021) é direcionada para estabelecer – com as sugestões – os requisitos técnicos e operacionais para uso das estações terrestres de baixa potência, em redes privativas que operam na faixa de 3,7 GHz. As condições de compartilhamento do espectro precisarão observar os limites de operação especificados e as técnicas de engenharia para que também não haja interferência prejudiciais.
Leilão
O edital do leilão segue em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que o 5G chegue a todas as cidades brasileiras até o segundo semestre de 2022. A tecnologia trará mais velocidade de conexão e viabilizará a transformação digital no país.
Fonte: Anatel
Voltar