Brasil sobe posição no ranking mundial de cibersegurança

8 de julho, 2021
O Brasil melhorou sua posição no Índice Global de Segurança Cibernética 2020, passando de 71º para o 18º lugar, segundo levantamento feito pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) – agência especializada em tecnologias de informação e comunicação da Organização das Nações Unidas (ONU). A informação é do Ministério das Comunicações.
De acordo com a pesquisa, em relação à América, o Brasil está na 3ª colocação, atrás somente dos Estados Unidos e do Canadá.
O Índice Global da UIT mede as ações dos países para enfrentar os riscos cibernéticos por meio de cinco aspectos: medidas jurídicas, técnicas, cooperativas, organizacionais e de capacitação. O objetivo é aumentar a conscientização sobre os compromissos das nações em relação à cibersegurança.
Ações
Entre os avanços que consolidaram o país no terceiro lugar foram as ações de segurança cibernética nacional que envolvem: Lei nº 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Decreto nº 9.573 – Aprova a Política Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas Decreto nº 9.637 – Institui a Política Nacional de Segurança da Informação e a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber).
Fonte: Gov.br – Ministério das Comunicações
Voltar