Cientistas desenvolvem chip que ultrapassa velocidade do 5G

28 de agosto, 2020
Um grupo de cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), em Singapura, e da Universidade de Osaka, no Japão, desenvolveu um novo chip capaz de alcançar velocidades superiores aos padrões do 5G. A informação é do site Olhar Digital.
Segundo o site, por conta das ondas de terahertz o chip alcançou uma taxa de transmissão de 11 Gbps, ultrapassando o limite "máximo" de 10 Gbps estimado para conexões de 5G atuais.
Ainda de acordo com o portal, o equipamento usa um conceito chamado photonic topological insulators (isolantes topológicos fotônicos, em tradução livre) para transmitir ondas de terahertz, que são capazes de suportar o streaming de vídeo em resolução 4K em tempo real. A tecnologia é considerada o próximo passo na comunicação wireless de alta velocidade.
Promessa
Apesar do avanço, ainda não é possível dizer que as ondas de terahertz serão um padrão 6G de internet móvel porque o 5G precisa se estabelecer em todos os países. A previsão de chegada definitiva da tecnologia no Brasil, por exemplo, é no segundo semestre de 2021.
FONTE: Olhar Digital
Voltar