Roubo de cabos prejudica mais de 6,6 milhões de clientes em 2020

2 de julho, 2021
Os casos de furto de cabos de rede de telecomunicações causaram falhas nos serviços de internet e telefonia de mais de 6,6 milhões de pessoas em 2020. É o que aponta levantamento feito pela Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade. A informação é do InfraNews Telecom.
Segundo a entidade, a quantidade de clientes afetados é 34% maior do que o registrado em 2019, quando cerca de 5 milhões de usuários tiveram os serviços interrompidos. A quantidade furtada é o suficiente para cobrir a distância entre o Oiapoque, AP, e Chuí, RS, mais a distância entre as cidades de São Paulo e Belo Horizonte, MG.
O furto de cabos representa um grande prejuízo para o setor de telecom, que tem que realizar novo cabeamento para substituição e também um prejuízo direto para ao consumidor, que fica sem acesso ao serviço. As ações criminosas comprometem ainda os serviços de utilidade pública como polícia, bombeiros e emergências médicas.
Outros crimes tem afetado as empresas do setor como o bloqueio do acesso às antenas que atendem à rede móvel e às infraestruturas usadas na rede fixa, além do crescimento do vandalismo e a imposição de serviços piratas.
Fonte: Infra News Telecom
Voltar