5G: TIM e Oi defendem compartilhamento da rede

3 de novembro, 2020
Durante o painel da Futurecom Digital Week, realizado no dia 27 de outubro, executivos da Oi e TIM defenderam que será fundamental o compartilhamento da rede de 5G. A informação é do Telesíntese.
Segundo o site, as duas empresas estão preparando a rede com recursos de SDN e NFV, visando a permitir o network slicing, fatiamento das redes, para oferecer uma conectividade mais adequada.
“Em 2014 fizemos o maior acordo de RAN sharing com a consciência de compartilhar esforços e não duplicar a infraestrutura básica. O Brasil tem dimensões continentais em que a infraestrutura básica é essencial, fibra, cobertura móvel. A competição deve-se dar na camada de serviços e não na infraestrutura para prover qualidade e uma melhor experiência para o usuário finalâ€, defendeu Marco Di Costanzo, diretor de Redes da TIM.
Já o diretor de estratégia, tecnologia e arquitetura de rede da Oi, Mauro Fukuda reiterou que o compartilhamento de redes será essencial para o desenvolvimento do 5G. “Terá uma densidade de sites muito maior do que o 4G e essa cultura de compartilhamento será ainda mais necessária. Temos trabalhado gerando uma camada de administração para que o diferencial da operadora não precise se dar na camada de infraestrutura e sim nos serviçosâ€, concluiu.
Sobre o Futurecom
O Futurecom Digital Week é um evento online que conta com uma programação sobre tendências no mercado de tecnologia. A atividade acontece até 30 de outubro e pode ser acompanhada por meio do site WWW.FUTURECOM.COM.BR.
FONTE: Telesíntese
Voltar