5G trará mais velocidade e cobertura ampla

17 de julho, 2020
O 5G chegou ao mercado brasileiro em julho de 2020. Essa tecnologia é uma variação entre a quarta e a quinta geração de telefonia móvel, mas ainda existem muitas dúvidas sobre o funcionamento.
A expectativa é que o 5G traga ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. A ideia é usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo.
Segundo especialistas ouvidos pelo UOL, o 5G vai permitir que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado. A tecnologia pretende tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeira, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletrônicos.
Velocidade
O 5G deve alcançar 1 Gbps (gigabit por segundo = 1.024 Mbps), ou seja, uma velocidade altíssima comparada ao 4G. Atualmente, as redes móveis 4G mais rápidas oferecem, em média, aproximadamente 45 Mbps (megabit por segundo).
Estima-se que o 5G possa, em muitos casos, substituir até mesmo as redes domésticas de wi-fi. Alguns especialistas acreditam que a tecnologia será complementar, com operadoras oferecendo banda larga, modem 5G e wi-fi para diferentes perfis.
Nas grandes cidades, a fibra da internet fixa seguirá vantajosa tanto para usuários quanto para operadoras, por causa da enorme infraestrutura já criada.
Aparelhos
A maioria dos aparelhos não são compatíveis com a nova tecnologia. O Brasil passará por uma situação muito parecida com 2012, época do lançamento do 4G, quando nem todos smartphones eram compatíveis.
Leilão
Com leilão previsto para o primeiro semestre de 2021, a tecnologia deve chegar definitivamente ao país no ano que vem. O leilão para o 5G no país deverá ser o maior de radiofrequências da história do país e a maior oferta pública de capacidade para a tecnologia móvel de quinta geração no mundo.
FONTE: Uol
Voltar